Experiência Missionária – 01/2017

Com alegria recebemos Pe. João Rodrigues de Paula, que ficará conosco até dia 21 de janeiro, para fazer uma experiência missionária com nossas comunidades brasileiras. Bem-vindo!!!
Leia abaixo a sua biografia para conhecer-lo melhor:

 

Pe. João Rodrigues de Paula, nascido em 24 de novembro de 1959, na cidade de Barroso no estado de Minas Gerais, Brasil, filho de José Rodrigues de Paula e Eny Dantas de Paula.

Na juventude participou de movimentos juvenis paroquiais, como por exemplo o Emaús, que naquela época tinha uma presença marcante na Paróquia de Sant Ana. Diante do interesse e do despertar vocacional foi encaminhado pelo Pároco Cônego Luis Giarola Carlos para o Seminário Maior São José, na Arquidiocese de Mariana, onde fez os estudos filosóficos e teológicos. Foi ordenado sacerdote em sua cidade natal, Barroso, pelo bispo diocesano Dom Antonio Carlos Mesquita (já falecido) no dia dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, dia 12 de dezembro do ano de 1985.

Nos 2 primeiros anos de sacerdote, além de exercer a função de Administrador Paroquial, da recém-criada Paróquia de São Sebastião, no então distrito da histórica cidade de Tiradentes, denominado Santa Cruz de Minas e de Vigário Paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei, foi indicado para colaborar como professor na área teológica do Seminário da Província, situado na cidade de Juiz de Fora. Mais tarde, devido as necessidades e circunstâncias da Diocese de São João del-Rei foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, na cidade de Resende Costa, onde exerceu esse ministério por aproximadamente 12 anos.

No de 1999, o Bispo Diocesano, Dom Waldemar Chaves de Araújo, para atender melhor as exigências pastorais da cidade de Barroso, atendendo a uma apelo do Pároco Pe. Fábio José Damasceno, criou uma nova Paróquia na cidade com a denominação de Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Por decisão do Bispo Diocesano, juntamente com o Conselho de Presbíteros, os cuidados pastorais da referida Paróquia foram confiados ao Pe. João Rodrigues de Paula. Iniciou-se desta forma um novo desafio na vida deste sacerdote que teve a missão de dotar a Paróquia de estruturas físicas, administrativas e pastorais para o seu pleno funcionamento. Com o apoio dos paroquianos, dos fiéis da antiga Paróquia, ex-paroquianos, amigos, devotos de Nossa Senhora de Fátima e de organizações eclesiásticas iniciou-se, num primeiro momento, um grande investimento arquitetônico e artístico das igrejas principais, começando pelo templo que foi transformado em Matriz da nova Paróquia.

Desde a criação até a presente data, o Pe. João Rodrigues de Paula vem desempenhando com alegria e entusiasmo, o seu ministério sacerdotal em sua terra natal e sempre com a disposição parta colaborar, quando solicitado, em diversas outras iniciativas da Igreja Diocesana.