Pastoral da Comunicação

Mateus 25,18 – “Mas, o que recebeu apenas um talento, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.”

O que é a Pascom (Pastoral da Comunicação)? 

“A P@SCOM é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade”. (Doc. 57 da CNBB, nº 244.)

A P@SCOM nasce para ser agente de comunhão, um elo entre todos  os  eventos,  pastorais e movimentos existentes em nossa comunidade, bem como com os meios de comunicação que existem fora dela (jornais, rádios, canais de tv, sites etc.).

É importante entender que a P@SCOM não é “mais uma pastoral”, mas sim uma pastoral a serviço de todas as  outras, promovendo a comunhão, dando pulsação às atividades e à existência da comunidade e sendo a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer  evento.

A P@SCOM em nossa Comunidade

A nossa Pastoral da Comunicação (P@SCOM) foi criada em 09 de agosto de 2009, buscando atender à necessidade de nossa comunidade em se comunicar, registrar e divulgar trabalhos e cobrir eventos de evangelização. Também é uma resposta à preocupação do nosso atual Papa Bento XVI com a chamada geração digital.

O Papa escreveu uma mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais (  ) com o título: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.” Seguem alguns trechos do documento:

“- Desejo encorajar todas as pessoas de boa vontade, ativas no mundo emergente da comunicação digital, a que se empenhem na produção de uma cultura do respeito, do diálogo, da amizade.

– Quero concluir esta mensagem dirigindo-me especialmente aos jovens católicos, para os exortar a levarem para o mundo digital o testemunho da sua fé.

– Sabei que o Papa vos acompanha com a sua oração e a sua bênção.”

Diante desse grande desafio de levar a evangelização além do ambão de nossa Igreja, a P@SCOM conta com voluntários comprometidos em utilizar todos os meios de comunicação dessa chamada geração digital. Assim, será possível levar a Palavra de Deus e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo muito além das fronteiras de nossa própria comunidade.

Acompanhe, através do nosso site, CATOLICOSNAFLORIDA.ORG, as atividades e eventos das Pastorais .

CONVITE

Atualmente somos quatro voluntários trabalhando efetivamente na Pastoral da Comunicação, Fernando Incarnação e Ricardo Cukier, administradores do site, artes gráficas, PowerPoint dos avisos e PowerPoint das missas. Sirlene de Oliveira, responsável pela fotografia, textos e PowerPoint das missas, Isaías da Silva, responsável pela fotografia . Contamos também com os fotógrafos Gustavo Dutra e Lúcia Sá, que ajudam a PASCOM, quando possível.

Sem dúvida, esse é um número bem reduzido de voluntários para uma pastoral que atende a todas as outras pastorais e cobre todos os eventos da comunidade. Assim, constantemente, estamos convidando pessoas que gostem de escrever, fotografar, filmar, editar, etc, que venham se juntar a nós e fazer parte efetiva da Pastoral da Comunicação de Margate.

Nosso telefone de contato: 954-856-9022.