Rumo à VIII Assembleia Pastoral – 2018

No último dia 9 de Janeiro de 2.018, Pe. Matteo Didone, pároco da nossa igreja Saint Vincent, Margate, esteve reunido com todas as lideranças da comunidade brasileira para expor os objetivos da VIII Assembleia Pastoral, que será realizada no dia 28 de janeiro, a partir das 8 horas da manhã, no salão do centro comunitário e abordará o tema  EUCARISTIA: CENTRO DE NOSSA FÉ.

Pe. Matteo explicou os objetivos da Assembleia: “ fortalecer, avaliar e unificar a comunidade, pois quando todos trabalham para o Reino, há dons em comum, mas também há os dons específicos de cada um. Ninguém trabalha sozinho e, como parte de um grande organismo, cada um é uma peça vital na realização do bem comum”.

Além do Pe. Matteo, fazem parte da equipe de coordenação da Assembleia o Diácono Alexandre Martins, Lurdimar Stefanon, Sandra Ferreira, Monica de Paula, Iraci (Cissa) Motta e Irmã Roseane Barbosa, com o apoio de todos os líderes da comunidade brasileira.

Organização

A VIII Assembleia Pastoral será dividida em seis temas específicos, que serão desenvolvidos durante o dia, refletidos em grupo e apresentados em plenário.

  1. Paróquia: projetos, reformas, infraestrutura.
  2. Paróquia: comunidade, grupos, eventos, confraternizações.
  3. Ações sociais.
  4. Família.
  5. Formação cristã e capacitação de agentes.
  6. Liturgia: vida de oração, evangelização

Segundo os organizadores, a realização de assembleias é importante pois nos proporciona o conhecimento, a avaliação e o planejamento das atividades pastorais da paróquia, além de estarmos em sintonia geral e específica com a Igreja Universal. E o tema central, Eucaristia, é o que devemos viver na comunidade, buscando sempre juntos uma só direção.

Durante a reunião, outras sugestões foram apresentadas  pelos líderes as quais também poderão ser discutidas na Assembleia Pastoral.

De acordo com o testemunho de Sirlene de Oliveira: “Pessoalmente já participei das outras sete Assembleias Pastorais, quando ainda estávamos localizados na rua 49, em Pompano Beach, e foram experiências muito marcantes em minha vida de comunidade e fundamentais para o meu crescimento espiritual.  Acredito que este é um momento bastante oportuno de realizarmos esse evento em Margate, pois desde a mudança em 2009, a preocupação maior tem sido a nossa adaptação na igreja Saint Vincent. Também temos muitos novos paroquianos na comunidade. Portanto, essa é a oportunidade para conhecermos melhor a nossa fé e desenvolvermos nossa opinião fazendo parte da avaliação e planejamento das atividades da igreja como um todo, respeitando os dons de cada um, unindo nossas orações em direção de um mesmo objetivo: a Eucaristia.”

Vejam abaixo as fotos desse evento.